Por que você precisa fazer a consulta?
Após o fim da pandemia, os casos de Covid-19 continuam a acontecer, mesmo em pessoas que já receberam vacinas. Felizmente agora não enfrentamos mais o desconhecido, aquela doença que nos dava rasteira, porém não podemos descuidar principalmente dos pacientes que têm maior risco de complicações, como as pessoas com mais de 40 anos, diabéticos, hipertensos, obesos, portadores de alterações de colesterol, dentre outros. Para essas pessoas, a Covid pode passar como uma gripe forte, que inclusive pode melhorar sozinha, mas também pode deixar pequenas sequelas que levam a complicações tardias, como a trombose, eventos cardiovasculares e a pneumonia. Prevenir sempre é melhor do que remediar, por isso, se você tem sintomas de Covid, o ideal é passar por uma consulta médica para avaliar não apenas seu estado de saúde, mas principalmente para levantar seus fatores de risco e tomar medidas preventivas que minimizem ao máximo os danos provocados pela doença. Se você fez o teste e deu negativo, mesmo assim, vale à pena a consulta porque existem os falsos-negativos.
Por outro lado, se em vez da Covid, você tem uma gripe, cabe lembrar que as gripes são frequentemente causadoras de pneumonias, mesmo antes da pandemia da Covid-19. Inclusive as infecções respiratórias (pneumonia) se constituem na terceira causa de morte no mundo, atrás apenas de infarto e AVC. Por isso, se você tem "apenas" gripe, principalmente se você tem fatores de risco (mais de 40 anos, diabéticos, hipertensos, obesos, portadores de alterações de colesterol, dentre outros), você precisa passar por uma consulta médica para avaliar seu perfil de risco e seu estado de saúde atual justamente para evitar complicações.
Para passar por essa avaliação, muitas pessoas procuram atendimento nas emergências dos hospitais. Acontece que, no momento da triagem e na sala de espera, não há como separar os pacientes de Covid dos pacientes de Gripe, o que pode levar a contaminações cruzadas (pacientes com Covid adquirirem a Gripe e vice-versa). Por isso, uma avaliação on-line se torna muito interessante, porque o paciente não precisa sair de casa e não entra em contato com nenhum outro paciente. A comodidade da consulta on-line também evita que o paciente faça esforço físico, já que ele não vai precisar sair de casa, o que é muito interessante para pessoas idosas, para obesos e para quem tem algum tipo de fragilidade.
Desta forma, muitos pacientes simplesmente não buscam o atendimento médico quando estão com Gripe ou Covid e ficam em casa com medo, cheios de dúvidas e insegurança. Existem aqueles que melhoram, outros que se complicam e acabam internados e um terceiro grupo que têm uma melhora mas permanecem com sintomas e que podem apresentar os eventos tardios. Por isso é fundamental passar pela consulta com um médico, para avaliar seu perfil de risco, suas comorbidades, fazer ajustes de medicações, ter um acompanhamento para a identificação e o tratamento de eventuais complicações rapidamente. No caso específico da Covid-19, existem medicações que podem ser utilizadas para abrandar os efeitos do coronavírus no corpo e esse também é um ponto importante a ser considerado no momento da consulta médica.